Agricultura - Segunda-feira, 18 de Março de 2024

Jacupiranga é Distrito Agrotecnológico da Embrapa Agricultura Digital.

Vinda de pesquisadores deverá contribuir no desenvolvimento da agricultura local, através do Programa Semear Digital. Jacupiranga está entre os dez municípios brasileiros escolhidos.

Nos dias 13 e 14 de março, Jacupiranga recebeu um grupo de pesquisadores da Embrapa, do Programa Semear Digital, que visa promover a inclusão digital e a transformação digital no campo, com foco em pequenos e médios produtores rurais. O programa é coordenado pela Embrapa Agricultura Digital e financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias emergentes serão realizadas em ambientes de produção, denominados Distritos Agrotecnológicos (DATs) e Jacupiranga está entre os dez municípios brasileiros escolhidos. Já existem dois pilotos do projeto em funcionamento, nos municípios paulistas de Caconde e São Miguel do Arcanjo.  “Buscamos contemplar todos os biomas e cadeias produtivas”, disse a pesquisadora Luciana Romani.

Os 10 municípios escolhidos para serem os Distritos são:

• Região Norte: Iranduba (AM) e Rio Branco (AC)
  • Região Nordeste: Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)
  • Região Centro-Oeste: Jataí (GO) e Rio Verde (GO)
  • Região Sudeste: Caconde (SP), Jacupiranga (SP), Lagoinha (SP) e São Miguel Arcanjo (SP)
  • Região Sul: Vacaria (RS)

“O modelo de operação do Semear Digital explora a agricultura digital inclusiva em seu potencial de reduzir assimetrias de mercado, atuar no bem-estar social das comunidades e transformar-se em pilar para o desenvolvimento sustentável dos múltiplos atores das cadeias produtivas envolvidas”, destaca Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.

O Programa terá duração de cinco anos, sendo que 2023 foi utilizado para a escolha dos DATs. A partir dessa segunda etapa, com o mapeamento e diagnóstico realizado neste mês, serão definidas as áreas para pesquisas de campo e de capacitação tecnológica. Foram dias de muita troca de informações, experiências e olhares múltiplos para o desenvolvimento do agronegócio local. Nesta fase do Programa Semear Digital, pesquisadores da Embrapa e Prefeitura Municipal se reuniram com instituições de diferentes setores, entre empresas de tecnologia, educação, cooperativas, sindicatos e representantes da agroindústria.

O projeto conta também com o apoio da APTA (Agencia Paulista de Tecnologia e Agronegócio), IAC (Instituto Agronômico), UFLA (Universidade Federal de Lavras) e Esalq USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Um time forte de pesquisa para ajudar o pequeno e médio agricultor.