.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:30 às 17:30

Assistência Social - Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Jacupiranga empossa novos conselheiros tutelares

Foram empossados, na noite desta terça-feira (09), os cinco novos conselheiros tutelares que irão atuar durante o quadriênio, de 09/01/2024 a 08/01/2028.


A solenidade aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Jacupiranga e contou, na composição da mesa, com a presença do presidente do CMDCA Jacupiranga, Drº Pedro Alexandre, com a secretária de Assistência Social, Sonia Regina Morato, a secretária de Educação, Adalgisa Maria, o secretário de Saúde, Milton Mendes Júnior, com a Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Sandra Lúcia Dvolatka e com o prefeito municipal de Jacupiranga, Roberto Garcia. O cerimonial foi conduzido pelo secretário adjunto do CMDCA, Valdir do Nascimento Dias.

Na abertura da cerimônia, o presidente do Conselho Municipal, Dr. Pedro Alexandre, enfatizou sobre o quão magnífico é a função do Conselho Tutelar “Os que estão vindo terão muito o que aprender e fazer, está nas mãos de vocês”. 

O prefeito Roberto Garcia discursou sobre a importância de garantir os direitos das crianças e adolescentes e também sobre o Plano Municipal da Primeira Infância. Sônia Regina, a secretária de Assistência Social, ainda citou o Programa Criança Feliz, que já é uma realidade no município e cuida da fase da primeira infância, desde a barriga da mãe. “O futuro da criança se define nos primeiros anos”. 

Quem também esteve presente e falou sobre a importância do “ouvir” foi a presidente do Conselho Regional, Júlia Gonçalves. Ela enfatizou que o Conselho Tutelar é a porta de entrada, mas que todas as áreas devem estar envolvidas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. 

 

QUEM SÃO OS NOVOS CONSELHEIROS

Dos 5 conselheiros eleitos, 4 assumem o cargo em Jacupiranga, pela primeira vez. 

Djhenefer Zuchi, 29 anos é a única reeleita. Já foi auxiliar administrativa, trabalhou na área de confeitaria por alguns anos e atualmente cursa o 3º ano de direito. Sua paixão pela área se iniciou pelo trabalho com as crianças na igreja. Para ela “a criança é uma prioridade absoluta. Sempre podemos fazer mais e trabalhar com o coração”. 

Novas caras aparecem com muita vontade e disposição, como no caso da Isadora Maria, uma jovem de 24 anos, mas veterana na área social. Aos 12 anos viajou através de missões da igreja. Só no Rio de Janeiro, permaneceu por 1 ano. “O social sempre fez sentido pra mim”.

Silvia Oliveira Correia, 33, também é uma das novas conselheiras. Ela conta que também sempre esteve envolvida na área e ao trabalhar como monitora escolar, pensou que poderia fazer mais “Quero trabalhar com amor e dar o meu melhor a cada dia”.

Edilson Lobo, 52, corretor imobiliário, sempre acompanhou seus dois filhos e já participou de vários conselhos. “Há mais de 20 anos atuo e gosto de atuar na sociedade civil organizada”.

Já o pastor evangélico Ricardo Cardoso Dias, de 58 anos, foi conselheiro na Barra do Turvo, suplente em Peruíbe e candidato em Eldorado. Irá completar 2 anos de residência em Jacupiranga e está ansioso para iniciar a sua missão em prol das crianças e dos adolescentes. “Meu filho Raylan, de 14 anos é a razão, a inspiração para trabalhar”. 

 

CONSELHO TUTELAR - De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é instituído como um órgão autônomo e não-jurisdicional, que tem como finalidade zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares também são encarregados de supervisionar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes diante do que está previsto no ECA e na Constituição Federal. 

296 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Jacupiranga - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.