Saúde - Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023

Semana de Mobilização Contra a Febre Maculosa Brasileira

Durante toda a semana os agentes de combate a endemias irão visitar as casas para orientação sobre os cuidados e sintomas da doença

Semana de Mobilização Contra a Febre Maculosa Brasileira

Nessa segunda feira, dia 18/09, a Prefeitura Municipal de Jacupiranga dará início a Semana de Mobilização Contra a Febre Maculosa Brasileira, doença transmitida pelo carrapato Amblyomma aureolatum (carrapato-estrela, carrapato- amarelo- do- cão), encontrado em cães e gatos que convivem ou frequentam matas.

Durante toda a semana, os agentes de combate a endemias irão visitar as casas de moradores para orientação sobre os cuidados e sintomas da doença.

Principais sintomas:

Os sintomas da febre maculosa incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas articulações, perda de apetite, náusea, erupções nos pés e na mão (geralmente no local da picada de carrapato) e vermelhidão nos olhos.

Tratamento:

A doença tem tratamento simples e eficaz, se iniciado de imediatamente. Por isso é importante que o paciente conte ao médico que mora próximo as áreas de risco ou teve contato com carrapatos.

Em caso de suspeita da doença, procure a UBS ou pronto atendimento.