Educação - Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023

Secretaria de Educação recebe material didático do Programa Currículo em Ação

Secretaria de Educação recebe material didático do Programa Currículo em Ação

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação recebeu os materiais didáticos do Programa Currículo em Ação.

Esses materiais são constituídos de diversas situações de aprendizagens com atividades para serem desenvolvidas pelos docentes da Rede Municipal de Ensino, que garantem as habilidades e competências do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documentos oficiais que norteiam o trabalho pedagógico dos professores.

O Programa Currículo em Ação atende alunos e professores desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental.

Para a Educação Infantil os materiais são de uso do professor, para subsidiar o planejamento docente. Já para o Ensino Fundamental o Programa contempla diferentes materiais de todas as disciplinas, tanto para os alunos quanto para os professores. Incluindo um material específico para recuperação e aprofundamento das aprendizagens de leitura, escrita e matemática – procurando diminuir as defasagens ocasionadas pelo período da pandemia.

Nesse ano, o município fará adequação em sua Matriz Curricular do Ensino Fundamental, integrando as disciplinas de Projeto de Convivência e Tecnologia & Inovação. Essa adequação visa atender as competências socioemocionais e da cultura digital, previstas pelo Ministério da Educação através da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Além dos materiais didáticos, o Programa oferece orientações pedagógicas através da Diretoria Estadual de Ensino de Registro para os técnicos da SEMED de Jacupiranga, que são multiplicadas para os docentes da Rede em formações continuadas nas escolas e na própria Secretaria do município. Os materiais e formações são ofertados gratuitamente para o município, por meio do convênio celebrado.