Assistência Social - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Homenagem

10 anos cuidando dos idosos com carinho, respeito, dignidade e muito amor

Homenagem

Foi em janeiro de 2013 que grandes mudanças começaram a ser realizadas no então Pró-Idoso de Jacupiranga, hoje renomeado como ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).

Ainda como voluntária, a então estudante de enfermagem, Estela Cristina Grothe, pediu para ajudar com os idosos da Instituição. Logo nas primeiras semanas ficou nítido o tamanho amor e dedicação que ela tinha ao realizar as tarefas diárias. Os idosos, mesmo aqueles mais tímidos, começaram a sorrir com mais frequência e tudo começou a ter mais vida e cor.

De lá para cá, muitas mudanças foram feitas, assim como aumento da equipe e estruturação / readequação física do lugar para que tudo ficasse dentro das normas de segurança e exigências do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Hoje, sendo a coordenadora do ILPI, Estela lembra de tudo que já aconteceu dentro desses 10 anos.

“Antes nossa equipe era reduzida, com 7 auxiliares de serviços gerais e apenas um auxiliar de enfermagem. Hoje, nossa equipe é composta por 10 auxiliares de serviços gerais, 4 técnicos de enfermagem, 7 cuidadores, 1 enfermeira RT, uma nutricionista, 1 fisioterapeuta e 1 assistente social”.

Fora isso, o atendimento humanizado é destaque dentro do ILPI, onde os idosos são tratados com muito respeito, dignidade e liberdade. A atual gestão, inclusive, possui um olhar diferenciado a ILPI e não poupou esforços para adequar a Equipe Técnica como preconiza as normas.

“Eles são livres para fazer o que quiserem e sempre incentivamos que eles tenham uma vida social ativa e saudável. Levamos na feira, na praça. Durante muito tempo tivemos um projeto de musicaterapia, fazemos festa dos aniversariantes do mês, eles participam do CCI duas vezes na semana e em breve vamos iniciar outros projetos. Queremos proporcionar a eles confraternizações com música ao vivo, teremos Desfile dos Idosos e em breve idas para a praia”, explica Estela.

Quando questionada sobre os motivos por estar há tanto tempo trabalhando no mesmo lugar, Estela responde:

“Me faz tão bem estar aqui! Não me imagino em outro lugar ou fazendo outra coisa. Isso faz parte da minha vida e de quem eu sou! Aqui eu aprendi coisas valiosas, como amar mais e a valorizar as coisas que realmente importam nessa vida. Aprendi que nosso tempo é precioso e que devemos aproveitá-lo ao máximo ao lado das pessoas que amamos, dando carinho e atenção. Muitos idosos chegam aqui se sentindo tão sozinhos e vemos que basta um pouco de atenção para que eles voltem a sorrir. Isso para mim não tem preço! Isso para mim é viver de verdade”.

A Prefeitura Municipal de Jacupiranga parabeniza e homenageia a Estela por tantos anos dedicados ao município. Que venham muitos outros pela frente!