Cultura - Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022

Circuito Sesc de Artes tratá atrações gratuitas a Jacupiranga nesse sábado, dia 20 de agosto

Apresentações de teatro, dança, circo, música e ações literárias integram o roteiro na cidade, das 16h às 21h30 na Praça Matriz

Circuito Sesc de Artes trará atrações gratuitas a Jacupiranga nesse sábado, dia 20 de agosto

Apresentações de teatro, dança, circo, música e ações literárias integram o roteiro na cidade, das 16h às 21h30, na Praça Matriz

Promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com Prefeitura de Jacupiranga, o Circuito Sesc de Artes estará em Jacupiranga (sábado, dia 20) com uma programação gratuita e voltada a todas as idades e interesses. As apresentações acontecem no período das 16h às 21h30.

Com 14 roteiros e cerca de 85 ações artísticas e educativas, o Circuito Sesc de Artes está percorrendo praças e parques de 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista. A programação conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

Desde o dia 12 e até o dia 28 de agosto, o Circuito Sesc de Artes vai aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro

Em Desenho de Modelo Vivo-para Crianças, com Andréia Vieira, Rafael Antón, Adriana Portella, Luiz Alexandro Torres e César Augusto Martins (SP), as crianças são convidadas a participar de uma sessão de desenhos de modelo vivo, retratos e autorretratos usando figurinos divertidos montados pela figurinista Dri Portella. Elas são orientadas pelos artistas por meio de exercícios lúdicos e interativos que estimulam a concentração e a criatividade.

Grupo Monjuá (RJ) integra a caravana com o Magote, espetáculo de circo cujo nome significa ajuntamento de pessoas. A montagem traz a energia criativa de seis corpos que se relacionam através do jogo de composição cênica e do contato dos seus pesos, articulações e músculos.

KZ&C-Key Zetta e Cia (SP) é uma das atrações e apresenta RIR - Intervenção Segundo Movimento. Desdobramento do espetáculo “Riso” (2017), a intervenção explora as pesquisas da companhia sobre o corpo e a dança afetados pelo riso e pelo humor. A performance com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta traz artistas que provocam o público a interagir no espaço público a partir de diferentes tipos de riso.

A Cia. Alcina da Palavra (SP) realiza Vozes Negras na Literaturamediação de leitura que ocorre em um tapete ilustrado com adinkras (símbolos ideográficos africanos) e propõe um encontro com obras da literatura infantojuvenil criadas por escritoras e escritores negras e negros com protagonistas também negras e negros. O objetivo dessa escolha é despertar percepções e fortalecer o respeito à diversidade.

Índígena da etnia Guajajara, Kaê Guajajara (MA), que é cantora, compositora, rapper, atriz e escritora nascida em Mirinzal (MA) e radicada no Rio de Janeiro, apresenta músicas de seus EPs e do seu disco Kwarahy Tazyr (2021), que traz uma visão atual sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil e discute temas como preconceito, racismo e resistência.

O Grupo Desembargadores do Furgão (SP)  é a opção de teatro desse roteiro com A Fabulosa Tenda dos Charlatães, que mescla as linguagens do teatro popular de rua e do circo. A montagem convida o público a conhecer a divertida história de uma trupe que ganha a vida enganando as pessoas durante suas apresentações. Com máscaras trazidas de Bali (Indonésia), as personagens apresentam números de ilusionismo, mágica, força e contorcionismo, entre outros.

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no Site:

Circuito Sesc de Artes 2022

Roteiro 14

Jacupiranga - Dia 20 de agosto - sábado, 16h às 21h30

Praça Tenente Coronel Mesquita  (R. dos Expedicionários, s/n – Centro)

*Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Ginásio de Esporte Jacupiranga