De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:30 às 17:30

Saúde - Sexta-feira, 23 de Setembro de 2022

Notícias por Categoria

Cães e gatos são recebidos pela equipe de Zoonoses para receber microchipagem e passar pela castração

Procedimentos são realizados gratuitamente

A manhã do dia 14/09, foi movimentada no Núcleo de Controle de Zoonoses.

Cães e gatos foram recebidos pela equipe para receber microchipagem e passar pela castração.

A microchipagem é realizada nos cães que se encontram na Zoonoses e também naqueles que são adotados. Já a castração, é realizada em cães e gatos de famílias de baixa renda e também para aqueles que são adotados.

O veterinário do Zoonoses, Dr. Pedro André de Q. Salles, explica que a castração é de suma importância para evitar uma série de doenças nos animais, assim como câncer, além de contribuir para o controle populacional.

Já o microchip, que é um dispositivo do tamanho de um grão de arroz, inserido sob a pele do animal, funciona como uma espécie de RG. Por meio desse microchip é possível fazer a identificação do animal, assim como do seu tutor.

“Com esse microchip conseguimos obter as informações do animal e do seu tutor através de um leitor que dá acesso a esse banco de dados. Este é um grande avanço, pois assim conseguimos localizar o tutor do animal quando o mesmo está perdido ou quando é abandonado. Essa é mais uma ferramenta que o NCZ está usando para realizar a identificação dos cães que são adotados no NCZ, coibindo o abandono desses pets no munícipio”, explica o veterinário do Zoonoses, Dr. Pedro André de Q. Salles.