Saúde da Mulher: Mutirão para realização de exame preventivo de câncer de colo de útero (30/08)

Saúde - Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022


Saúde da Mulher: Mutirão para realização de exame preventivo de câncer de colo de útero (30/08)

Na próxima terça-feira, dia 30/08, o horário de funcionamento do Posto de Saúde da UBSIII Centro será estendido. 

Das 17h às 21h, três enfermeiras estarão na Unidade exclusivamente para realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau). 

Todas as mulheres entre 25 a 64 anos podem aproveitar esse horário diferenciado para colocar seu exame em dia. As coletas serão por livre demanda. 

“Com a pandemia muitas mulheres ficaram com esse importante exame preventivo em atraso, sendo assim, essa ação será de grande valia para que toda população dessa faixa etária consiga ser atendida”, explica a coordenadora das Equipes de Atenção Básica, Jocimara Alves Carneiro de Ramos. 

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres. Para o ano de 2022 foram estimados 16.710 casos novos, o que representa um um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres (INCA, 2021). 

 

Saiba mais 

Este exame é rápido e simples. Serve para detectar alterações nas células do colo do útero, sendo esta a melhor estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início. O exame pode ser realizado em Postos ou Unidades de Saúde da Rede Pública onde tenham profissionais capacitados.

Além de servir para detecção de lesões precusoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se você tem alguma outra infecção que precisar ser tratada.   

Prefeitura Municipal


Jacupiranga