Saiba mais sobre o Núcleo de Controle de Zoonoses

Saúde - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022


Saiba mais sobre o Núcleo de Controle de Zoonoses

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) é uma Unidade de Saúde Pública, vinculada ao Departamento Municipal de Saúde, visando a vigilância e a prevenção dos agravos de saúde pública por doenças zoonóticas (doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos), assim como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, leptospirose, raiva, entre tantas outras que podem chegar a óbito. 

Portanto, o NCZ NÃO é clínica veterinária! Não há equipamentos de raio-x ou de ultrassom, por exemplo. O atendimento veterinário é realizado apenas em casos específicos de zoonoses e castração.

Dessa forma, o NCZ faz o recolhimento de animais com sintomatologia de doenças zoonóticas, para observação e tratamento, assim como também faz o recolhimento de carcaças para realização de necropsia e envio de amostras pra análise laboratorial. 

É de responsabilidade também do NCZ a realização de palestras educativas para prevenir os maus tratos aos animais e, principalmente, tentar reduzir o abandono desses bichinhos, sendo esta uma situação muito frequente no município de Jacupiranga.

Além disso, o NCZ realiza a vacinação antirrábica por meio de agendamento; abriga os animais com suspeitas de doenças zoonóticas para vigilância e prevenção das mesmas, e realiza a castração de animais internos para adoção e em animais da população de baixa renda mediante comprovação.

O Núcleo de Controle de Zoonoses deve ser procurado também em casos de aparecimento de animais peçonhentos (aranha, escorpião, cobra e morcego).

Mais informações sobre no NCZ entrar em contato pelo telefone (13) 3864- 6114.

Endereço do NCZ: Cel. Antônio Avelino da Cunha, nº 308 (Recinto da Expojac). 

Prefeitura Municipal


Jacupiranga