Home / Notícias / Conhecendo sobre dos tipos de aposentadoria e Beneficio de Prestação Continuada.

Conhecendo sobre dos tipos de aposentadoria e Beneficio de Prestação Continuada.

Conhecendo sobre dos tipos de aposentadoria e Beneficio de Prestação Continuada.

Muitas pessoas ao completar 60 anos procuram os serviços da Previdência Social a fim de acessar o direito à aposentadoria. O que muitos desconhecem é que no Brasil o acesso a aposentaria é restrito àqueles trabalhadores que possuem um mínimo de 180 contribuições à previdência social. Atualmente existem algumas formas de aposentadoria para ambos os sexos.

A primeira delas é a aposentadoria por tempo de contribuição, a partir da nova regra de cálculo estabelecida pela Lei 13.183, publicada no Diário Oficial da União, agora, o cálculo levará em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado – a chamada Regra 85/95 Progressiva. Além da soma dos pontos é necessário também cumprir a carência, que corresponde ao quantitativo mínimo de 180 meses de contribuição para as aposentadorias. Alcançados os pontos necessários, será possível receber o benefício integral, sem aplicar o fator previdenciário. A progressividade ajusta os pontos necessários para obter a aposentadoria de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros. Nesta forma de aposentadoria não existe uma idade mínima, entretanto há exigência de um tempo mínimo de contribuição sendo de 30 anos para mulheres e de 35 para homens.

A segunda delas é a aposentadoria por Idade o qual a exigência é 180 meses de contribuição e para trabalhadores urbanos há carência de uma Idade mínima de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher), nesta mesma forma de aposentaria enquadram-se os trabalhadores Rurais, que necessitam também de 180 meses de contribuição com comprovação de atividade rural por neste período.

 

Já os idosos que completaram 65 anos, mas não possuem tempo de contribuição mínima e tem renda per capita familiar de até ¼ do salário mínimo, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, mais próximo de sua residência para informar-se sobre o Beneficio de Prestação Continuada para Idosos, que consiste no pagamento de um salario mínimo para idosos que se encaixam neste critério. Ressaltamos que a renda familiar é um dos principais componentes do acesso a este beneficio.

 

Destaca-se também que as regras do Beneficio de Prestação Continuada também se aplicam àquelas pessoas que possuem algum tipo de doença/deficiência que os incapacita para as atividades laborativas. Devendo, neste caso, também procurar o CRAS mais perto de sua residência para melhores esclarecimentos.

 

No município de Jacupiranga o CRAS está localizado no Largo da Saudade, 60 – Centro.

Venha nos conhecer, faça um agendamento e fique por dentro dos seus direitos previdenciários e demais benefícios que podem ser acessados.

 

Fonte de Pesquisa site Oficial da Previdência Social : < https://www.inss.gov.br/>.

 

Ana Léa Martins Lobo – Assistente Social do CRAS

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo